segunda-feira, 8 de junho de 2009

Sobre a justiça divina

Conversando com o Enéas outro dia acabamos chegando a questão “Jesus desceu ao Hades para pregar para os mortos?”. Ele acredita que não, eu não tinha opinião formada, mas pensando um pouco isso resolveria um problema para mim.
Deus criou o homem e amou a Sua criação. Ele criou todos os homens, portanto é justo que Ele considere, inicialmente, todos os homens iguais, ou seja, dê a todos uma chance.
Pela lei todo homem está condenado desde o princípio; a redenção veio com o sacrifício de Cristo. Para os que vieram depois Dele basta “apenas” crer que Jesus é o filho de Deus e o nosso salvador para ganharmos a vida eterna. E para os que vieram antes? E para os que vieram antes de Cristo e não tiveram nenhum contato com o chamado povo santo? O que acontecerá com um chinês que viveu antes de Cristo e nunca teve a oportunidade de ouvir sobre a vinda do Messias? Ora, se quando Jesus veio e anunciou o evangelho, também pregou aos mortos, ou seja, deu uma chance para todos que vieram antes dele, isso resolve algo que me parece uma injustiça. Porque essas pessoas e povos que vieram antes, agora tiveram uma chance assim como os outros. No entanto, se isso realmente aconteceu quer dizer que os mortos ainda têm consciência, algo que também não acredito.
Nada adianta falar que a natureza testemunha a existência do Criador, porque mesmo que a pessoa reconheça um deus criador da natureza não teria como conceber a idéia de um filho do criador que viria para nos redimir. Ninguém chega ao pai senão pelo filho.
Para não me prolongar muito, concluo no final desse post que preciso buscar mais informações e referências para considerar uma resposta razoável. A pergunta que faço é: o que acontece com as pessoas que não tiveram conhecimento de Deus, ou de outros povos remotos que adoravam outras divindades? Esse povo será condenado ou será dada uma chance a eles?

Um comentário: